Tecnologia

  

Ipiaú, 25-05-2009  14:50:24  Classificadão !   Pagina Inicial !
 

Energia solar pode se popularizar em desertos em 2050

25-05-2009  12:31:40

PARIS (Reuters) - Usinas de energia solar em desertos que utilizam espelhos para concentrar os raios do sol têm potencial para gerar até um quarto da eletricidade mundial em 2050, segundo um relatório feito por grupos defensores da energia solar, divulgado nesta segunda-feira.

 

 

O estudo, feito pelo grupo ambiental Greenpeace, pela Associação Europeia de Eletricidade Termo-Solar (Estela, na sigla em inglês) e pelo grupo SolarPACES da Agência Internacional de Energia (AIE), afirma que investimentos enormes também criarão empregos e combaterão a mudança climática.

 

 

"As usinas de energia solar são o próximo avanço em energia renovável", disse Sven Teske, do Greenpeace International e co-autor do relatório. A tecnologia é apropriada para regiões quentes e sem nuvens, como o Saara ou o Oriente Médio.

 

 

O documento informa que investimentos em usinas de concentração de energia solar devem exceder 2 bilhões de euros (2,8 bilhões de dólares) no mundo inteiro neste ano, com as maiores instalações em construção no sul da Espanha e na Califórnia.

 

 

"A concentração de energia solar pode atender até 7 por cento das necessidades de energia do mundo projetadas em 2030 e um quarto até 2050", no cenário mais otimista informado no relatório.

 

 

A previsão se baseia em um forte aumento nos investimentos, sendo 21 bilhões de euros por ano até 2015 e 174 bilhões de euros por ano até 2050, criando centenas de milhares de empregos. Sob esse cenário, as usinas solares terão uma capacidade instalada de 1.500 gigawatts até 2050.

 

 

A estimativa é de longe muito mais otimista que as projeções usuais da AIE, que assessora nações desenvolvidas. A agência indica que "em 2050 a penetração da energia solar não será maior que 0,2 por cento no mundo", cita o relatório.

 

 

A tecnologia de concentração de energia solar emprega centenas de espelhos ou lentes para reunir os raios solares a temperaturas entre 400 e 1.000 graus Celsius, fornecendo energia para movimentar uma usina geradora de eletricidade.

 

 

O relatório afirma que o custo de geração variam de 0,15 a 0,23 euro por quilowatt/hora, acima do custo de combustíveis fósseis e de muitas fontes renováveis, e que poderão cair para entre 0,10 e 0,14 euro em 2020.

 

 

No final de 2008, as instalações de concentração de energia no mundo tinham capacidade de apenas 430 megawatts.

Nokia lança loja de conteúdo online rival da App Store

 

25-05-2009  12:24:25

 

HELSINQUE (Reuters) - A Nokia iniciou nesta segunda-feira o lançamento público da sua loja de conteúdo online, com o objetivo de repetir o sucesso da App Store, da Apple.

 

A companhia informou que começou a direcionar a Ovi Store para servidores de alta potência preparando-se para o lançamento comercial global. A loja foi aberta a usuários de alguns de seus modelos de celular na Austrália e Cingapura nesta segunda-feira.

 

 

A Nokia prometeu abrir a loja globalmente nesta semana.

 

 

Para lidar com a desaceleração da demanda por telefones, a Nokia está formando um novo negócio a partir de serviços de Internet móvel --como jogos e mapas--, mas está reduzindo planos separados de investimento devido ao declínio econômico, além de focar na fusão da entrega de serviços.

 

 

A Nokia, que registrou o primeiro prejuízo trimestral antes de impostos entre janeiro e março deste ano, está cortando as despesas anuais em sua principal fábrica de celulares em mais de 700 milhões de euros (979,7 milhões de dólares) para conter a queda na demanda.

Novo dono diz que Satyam tem 10 mil funcionários em excesso

 

Reuters - Sex, 22 Mai, 04h46

 

NOVA DELI (Reuters) - A indiana Satyam Computer Services tem mais de 10 mil funcionários em excesso, informou nesta sexta-feira sua nova controladora, Tech Mahindra, enquanto o presidente da prestadora de serviços de computação atingida por uma grave fraude ainda afirmou que sua receita continua em queda.

Web móvel e cloud computing devem atrair investimentos em TI

 

Reuters - Sex, 22 Mai, 03h34

 

NOVA YORK (Reuters) - Espera-se que a próxima onda de consumo de tecnologia deve se dirigir para aparelhos e softwares que ajudem a acessar a Internet de qualquer lugar, e a interagir online de maneiras mais inovadoras.

HAL 9000 e o significado da vida estão no Wolfram Alpha

 

Magnet - Sex, 22 Mai, 03h27

 

A nova ferramenta da internet, Wolfram Alpha, já mostrou que não pretende concorrer com os sistemas de busca atuais, como os do Google e do Yahoo! Tanto é que, com algumas peculiaridades, mostra um lado engraçado e até um pouco humano. Wolfram gosta de explorar o universo computacional, de acordo com o próprio, quando perguntamos isso.

Wolfram Alpha não quer competir com o Google

 

Magnet - Sex, 22 Mai, 03h02

 

Se digitamos o nome de um músico como Michael Jackson, o Wolfram retorna informações como seu nome completo, sua data e local de nascimento. Digite o mesmo termo no Google e você encontrará sites oficiais, notícias recentes, blogs que elogiam e criticam, links para assistir a vídeos no YouTube, sites com letras de suas músicas e outros dados que podem parecer bem mais atraentes aos olhos do usuário.